Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Criatividade: Albert Einstein e a Teoria da Relatidade

O que poucas pessoas sabem é que Albert Einstein e Charlie Chaplin eram grandes amigos e se encontravam com frequência.


Num destes encontros Einstein foi convidado a assistir a avant-première do filme Luzes da Cidade, e diante do público que os aplaudiam com entusiasmo Einstein teria dito a Chaplin:

«O que eu mais admi­ro na sua arte é a uni­ver­sa­li­da­de. Você não diz uma palavra, mas todo mun­do te com­pre­en­de.»

Chaplin res­pon­deu:

«Verdade. Mas a sua gló­ria é ain­da mai­or! O mun­do intei­ro admi­ra-o, e no entan­to nin­guém com­pre­en­de uma úni­ca pala­vra que você diz.»

Sim.. ao menos 3 pessoas no planeta compreendiam esta Teoria que acabará de nascer. Diferentemente dos dias de hoje, a Teoria da Relatividade esta consagrada e comprovada por centenas de cientista do todo mundo que conseguiram confirmar por meios experimentais todos os pontos propostos por Einstein.


E foi num destes encontros que a esposa de Einstein contou a Chaplin como nasceu a Relatividade. Disse ela: ao tomar o café da manhã Einstein estava introspectivo e disse que tinha tido uma grande idéia. Neste momento se resguardou em seu quarto por 15 dias a fio, cabendo a ela apenas levar as refeições. Ao sair do quarto estava ele com duas folhas de papel com a Relatividade descrita.

Mas qual foi esta idéia genial!! Com uma capacidade de livre associação incrível Einstein estabeleceu um comparativo de uma situação hipotética. Imaginem um homem dentro de um elevador em queda livre (c) e o mesmo elevador no espaço em gravidade zero (d).  
Mas e se este elevador estiver sustentado por um cabo (a) ou sendo acelerado a 10 m/s2 (b) por um foguete no espaço. Para aquele que esta dentro deste elevador não vai conseguir discernir a diferença. 

A partir desta analogia (também conhecido como Princípio da Equivalência) Einstein deu início a Teoria da Relatividade, e como o nome diz, estamos imersos em um mundo em tudo é relativo, caindo por terra o espaço absoluto e tempo absoluto. Agora o espaço/tempo passam a estar intrinsicamente ligados e dependente do observador (referencial inercial). Agora tempo pode dilatar e o espaço contrair e o "tecido" espaço/tempo pode ondular, curvar ou distorcer.

Quando perguntado sobre de onde vinha tanta criatividade, Einstein respondia surpreso: Criativo!! eu sou teimoso. Ciente que toda sua criação vinham de anos de pesquisas e observações.


Só para se ter uma ideia, os satélites GPS carregam relógios atômicos extremamente precisos e os algoritmos embutem as equações da relatividade. Sem esta correção e ajustes compensando a diferença de tempo entre nós que estamos superfície da terra e o tempo que se passa nos satélites, nunca seria possível a localização do geo posicionamento com tamanha precisão.

A vida de Einstein não foi nada fácil! Logo após formado, ficou por dois anos tentando um cargo de professor. Praticamente expulso do próprio país, devido ao governo nazista suas obras foram queimadas. Louvado mundo afora, massacrado em sua própria terra natal.

Mas a lição de que mais gosto do mestre é essa: “quem nunca cometeu um erro, nunca tentou algo novo”.




Um comentário: