Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Escravidão acabou em 1888?!! Conheça o movimento Fashion Revolution contra trabalho escravo moderno

Neste 13 de maio, o Brasil comemora a Abolição da Escravatura. Foi neste dia, em 1888, que a princesa Isabel assinou a Lei Áurea. Mas, 127 anos depois, o país ainda convive com o trabalho análogo ao de escravo. 

Nos últimos 20 anos, foram resgatados mais de 47 mil trabalhadores submetidos a condições degradantes e a jornadas exaustivas em propriedades rurais e em empresas, segundo levantamento da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo, do Ministério do Trabalho. 

Em São Paulo, a maior parte desses trabalhadores está no setor têxtil e na construção. Recentemente os fiscais do Ministério Público do Trabalho encontraram pessoas em situação degradante em confecções que fornecem para grandes lojas.

Por causa disso, diversas organizações, públicas e privadas, fazem campanhas com o objetivo de alertar para o problema.

Uma destas é o movimento Fashion Revolution, que em dentre muitas atividades expôs ao público cenas degradantes de trabalhadores com jornadas exaustivas, para que uma camiseta possa ser vendida por 2 euros (cerca de 6 reias). O resultado foi emocionante, as pessoas optaram a doar os valores a compactuarem com tal exploração. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário