Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Epson completa 70 anos de inovações

Com a fabricação da primeira impressora jato de tinta colorida economicamente acessível e de alta qualidade (Stylus em 1994), uma revolução para época, a Epson aos 70 anos inicia uma nova fase  diversificando sua linha de produtos.



O nome Epson remonta a 1968 aquando da apresentação da EP-101 (Electric Printer), impressora elétrica. Tomando "EP" como base, o "son" (filho) foi adicionado para formar o nome Epson com aesperança de criar uma série de produtos de sucesso. A esperança deu lugar à realidade e, em consequência do sucesso, nasce a marca Epson, em 1975.
Todavia, a origem do sucesso remonta a 1942 quando a empresa Suwa Seikosha deu início à produção dos relógios Seiko. Mais tarde, com a realização dos Jogos Olímpicos de 1964, em Tóquio, o grupo japonês conquistou uma excelente reputação internacional pela sua inovação, tendo sido escolhido para fornecedor oficial do equipamento de controlo de tempos de elevada precisão.
Todavia, a grande inovação apresentada nesses Jogos Olímpicos foi a impressão dos tempos cronometrados conseguida à custa da invenção da primeira impressora de agulhas.
Denominado EP1, o mecanismo desta impressora revelou-se tão revolucionário que, pouco tempo depois, já incorporava impressoras de outros fabricantes.
No início da década de 80, o sucesso tecnológico permitiu à empresa ser o fornecedor que acompanhou o lançamento do primeiro IBM PC, a máquina que esteve na origem da revolução da microinformática. Desde então e até aos mais recentes modelos, a Epson nunca mais perdeu a liderança mundial nas impressoras de impacto.
Epson ganhou reconhecimento mundial com a impressoras desktop em 1994, com o lançamento da impressora a cores Stylus CLR Epson. A Epson Stylus CLR transformou o mundo das impressões domesticas, sendo divisor de águas. Suas cores impressionantes com resolução de 720 dpi, uma revolução, e ainda vendida para o que era na época um preço extremamente razoável. Considerando impressoras jato de tinta foram usados ​​quase exclusivamente para a impressão de texto e desenhos, esta nova impressora jato de tinta colorida produzida impressões ricamente detalhados, com qualidade fotográfica, dando início imediatamente a uma nova era na impressão a cores.
A empresa desempenhou também um papel pioneiro na definição das linguagens de controlo para impressoras, sendo o ESC/P, o ESC/P2 e o ESC/POS, três dos mais recentes exemplos seguidos emtodo o Mundo por outros fabricantes.
Desde o início da década de 80 até aos primeiros anos do século XXI, a Epson tem vindo a aumentar e a diversificar a sua produção, estando presente no mercado das Tecnologias da Informação comprodutos como impressoras, scanners, computadores, semicondutores, componentes de cristais líquidos, etc.

A Epson é  hoje uma empresa global, com: 37 fábricas, presença em 120 países e funcionários: 74.600.

Nenhum comentário:

Postar um comentário