Pesquisar este blog

Carregando...

domingo, 20 de novembro de 2011

Como estampar camisetas coloridas e cores escuras: Processos Digitais

A estamparia digital tem muitas vantagens sobre os processos manuais, mas o que ainda é muito desconhecido pela maioria dos usuários as inúmeras possibilidades de personalizar sobre camisetas de cores escuras.

Vamos apresentar cada uma delas: 
  • Jato de Tinta: Transfer Dark, OBM, OBM-Q , Sublidark
  • Laser: OBM Laser, Dark no-cut, Self-Weeding (toner Branco)
  • Plotter de Recorte: Filme de Recorte, ColorPrint Pu
  • DTG: Impressora Digital Plana (garment print)
Transfer Dark: ink jet Tinta Pigmentada


Deve ser impresso em impressoras Epson com tinta pigmentada para resistir as lavagens. Imprimir sobre o lado branco (verso quadriculado azul) em modo normal (não espelhar) e posteriormente recortar os contornos, remover o filme do liner e então posicionar sobre o tecido e prensar.








Obm: Fundo Branco Termocolante


Base Branca termocolante de tecido 100% poliéster de aspecto emborrachado. Deve ser recortado (com tesoura ou plotter de recorte), pré-prensado sobre o tecido e posteriormente receber o transfer. Altamente indicado aplicar o transfer sublimático sobre o OBM, pois caso aplique o transfer algodão jato de tinta ou laser a resultado será uma estampa demasiadamente espessa.





Obm-Q: Fundo Branco Quadriculado

Obm quadriculado para Sublimação é mais uma nova opção para personalizar camisetas de algodão de cores escuras. Seu grande diferencial é o toque macio, maleabilidade e alto brilho. Mas você deve estar se perguntando: por que ele é quadriculado? Isso ajuda muito na ventilação e dá visual bem atraente. Muito resistente a lavagem é indicado para malhas de fibras naturais e mistas.




Sublidark

Base de fina branco de alta elasticidade, onde recebe a sublimação. Toque macio.


Obm: Impressoras Laser


Filme Branco para ser impresso em impressoras Laser homologadas. Imprimir imagem normal (não inverter) sobre a lado branco em seguida recortar o contorno (recomendado plotter de recorte), retirar o filme do substrato, posicionar sobre o tecido e cobrir com papel manteiga (acompanha a embalagem) e prensar.





Transfer Laser Dark No-Cut


Transfere somente onde o ‘toner’ foi depositado não necessita recorte dos contornos com tesoura ou plotter. Mas o processo não é tão simples e muito menos barato, mas vale a pena para quem quer alta qualidade e um produto realmente diferenciado. Pode ser aplicado em uma grande variedade de tecido como, algodão, poliéster, poliéster e viscose, brim, nylon, jaquetas, cintos, couro. A aplicação requer em 5 passos o que inviabiliza produção em escala, o transformando em um produto para aplicações especificas. 




Self-Weeding: Laser com Toner Branco 


A grande dificuldade de estampar tecidos escuros esta no fato das impressoras não possuírem a cor branca, mas alguns fabricantes de impressoras se dedicaram em desenvolver tecnologias onde se é possível imprimir com toner branco e assim dar a cobertura de fundo.




Filme de Recorte


Filme para ser recortado em plotter de recorte muito utilizado na decoração de roupas esportivas. Com uma enorme diversidade e tipos de texturas e cores, trata-se de um filme que após ser recortado deve ser ‘depilado’ para que seja transferido somente o contorno definido no recorte. Existem as opções de cores solidas, refletivos, flocados, neon, etc... Atribui ao vestuário alto valor agregado.




ColorPrint Pu: impressão e recorte casados usando Plotter de Solvente

Filme em PU (poliuretano) branco para ser impresso em plotter de solvente e em seguida recortado, pois este recurso esta disponível em alguns plotters de solvente, como é o caso da Rolando BN-20. Com excelente qualidade e durabilidade é uma das solução favoritas dos profissionais devido a sua produção de alta velocidade. 





DTG: Impressora Textil


As impressoras planas de impressão direta sobre o tecido apresentam grande qualidade e acabamento ao produto final, mas o investimento inicial ainda é proibitivo ao grande público. Uma outra caracteriza que ainda não está totalmente testada e garantida é o fato da tinta branca entupir as cabeças de impressão em pouco tempo, devido alto grau de viscosidade dos pigmentos a base de dioxido de titanio.






* custo estimado: Midia + Impressão **TTP: estimados - recorrer ao fornecedor para obter valores com precisão


34 comentários:

  1. Tenho prensa térmica plana e gostaria de fazer transfer em camiseta colorida. Mandei imprimir 02 folhas de transfer. Ou o papel transfere mas gruda no tecido ou o papel descola mas não transfere. Por favor, qual a tabela de tempo e temperatura apropriada. Existe alguma outra instrução?
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja esta postagem atentamente http://oxxdaquestaoinkmixxresponde.blogspot.com.br/2011/09/passo-passo-transfer-dark-impresso-com.html

      Excluir
  2. Como faço por exemplo para estampar em uma camisa colorida um nome sem ficar com a borda branca? tenho que recortar todas as letras? ou tem outro jeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para esta finalidade é necessário o plotter de recorte - veja em nosso site videos demonstrativos

      Excluir
  3. Qual é o melhor tipo de transfer para ser usado na sublimação em tecidos escuros, (coloridos e ou pretos). Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. indicamos o OBM - veja aqui http://oxxdaquestaoinkmixxresponde.blogspot.com.br/2013/03/passo-passo-recorte-de-obm-com.html

      Excluir
  4. Tenho uma prensa de caneca e gostaria de saber como faço para estampar em uma caneca de base preta (ou colorida)? Sendo que a imagem que preciso estampar é uma Logo.
    existe algum papel Sublimático com BASE BRANCA para estampar em CANECAS (Cerâmica ou Vidro)? Pode-se utilizar o papel OBM para esta finalidade?
    Agradeço o esclarecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Felipe, nao se usa OBM em nâo tecidos, fique atento por que na proxima semana entrará no site novo modelos de canecas , no estilo que voce procura

      Excluir
  5. Bom dia! Estou fazendo sublimaçao em camisetas e gostaria de saber se tenho que colocar obm em todas as camisas pretas e coloridas, ou nao e necessario? O obm seria o melhor papael?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim.. deve sempre usar uma base para tecidos coloridos.. cada caso tem um transfer mais adequado

      Excluir
  6. No caso das camisetas coloridas, o transfer sublimático não trabalha com a cor branca, pois o branco seria feito com a ausência de tinta, correto?

    Mas no caso de outras cores, é possível utilizar o transfer sublimático normalmente, sem o OBM?

    Ex: Em uma camiseta 100% poliester, amarela, eu poderia imprimir uma logomarca ou texto verdes, e prensar nela sem colocar um fundo branco, isso funcionaria?

    Ex2: Em uma camiseta preta, 100% poliester, posso prensar um transfer contendo uma frase na cor amarelo? Ou é preciso utilizar a base branca?

    Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Leonardo... sua primeira afirmação sobre o ausencia de tinta branca esta correta. No caso da camiseta amarela você 'pode' sublimar em verde, porem as cores não serão correspondente a tonalidade desejada. Já no caso da camiseta preta a sublimação não dará resultado algum e será necessário um fundo branco. Em caso de texto coloridos temos um excelente recurso, o filme de recorte Siser, disponivel em nosso site.

      Excluir
  7. Obrigado pelas dicas, tem me ajudado muito.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Sou de Fortaleza e o que me mais me agradou foi (ColorPrint Pu - fundo branco impresso em Plotters de Solvente) e (Filme de Recorte PS film - para Recorte em Plotter) a primeira muito caro para iniciar, a segunda já se pode pensar em começar com ela.
    O que na verdade desejo é que se fosse possível a INKMIXX fazer uma parceria, pois em Fortaleza não tem quem trabalhe com esse tipo de material, pelo menos ainda não encontrei, mas tenho muito interesse nesses processos. Meus futuros clientes só querem mais é camisas de cor escura e a sublimação em si não resolve em uma prensa de 60x40. E por aqui só fazem sublimação em camisa completa a partir de 20 camisas.
    Então, existe alguma possibilidade da INK fazer meus desenhos e enviar via correio ou coisa parecida?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Amigo de fortaleza, temos uma loja virtual e despachamos para todo o Brasil - veja aqui http://www.inkmixx.com.br/transfer-de-recorte-siser-italy-ps-film-filme-pu-m299_300_302

      Excluir
  9. olá estou comecando a trabalhar com estampas, por favor tira uma dúvida minha.
    Como eu faço para estampar em uma camisa verde por exemplo uma frase toda branca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. use o plotter de recorte com filme da marca Siser, veja em nosso site mais detalhes e videos demonstrativos.

      Excluir
  10. Olá desde já obrigada por compartilhar as informações...
    minha impressora jato de tinta é sublimática oq vc me indica para estampar em tecidos coloridos??

    ResponderExcluir
  11. Olá, Qual é o melhor para camisetas escuras, SubliDark (sublimação), Transfer Dark (pigmentado), Transfer dark (impressora laser). Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu recomendo o Color Print PU, porém é necessário um equipamento com tinta ecosolvente, todos os processos tem suas vantagens e desvantagens, precisa analisar qual melhor se adapta a cada caso

      Excluir
  12. Esse ColorPrint Pu - fundo branco impresso em Plotters de Solvente , eu preciso colocar algum tipo de papel para entre o material e a prensa? e essa máscara de transferência onde compro??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é necessario nenhum material entre a prensa e nós da inkmixx vendemos o colorpint e a mascara de transferencia

      Excluir
  13. Olá Inkmixx,
    Tenho uma impressora a laser e gostaria de fazer camisetas coloridas com qualidade, vocês tem algum material que eu consiga imprimir direto nele a laser, para depois passar no plotter de recorte e depois prensar na camiseta com boa qualidade e baixo custo? Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola...impressão a laser não é nossa especialidade, porém existem empresas no Brasil especializadas em transfer laser, mas qualidade com baixo custo você não vai encontrar.

      Excluir
  14. Gostaria que alguém me desse uma dica, eu comprei uma Pressa Sublimação 3D, e estou precisando de uma impressora, qual é a melhor e mais barata pera mim trabalhar?
    Fico no aguardo de uma resposta de vc's ou da própria inkmixx

    Cordialmente

    Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendamos a L355 (A4) e a T1110 (A3) , porem nunca abra mão de uma tinta de excelente qualidade, pois é ela que garante um bom resultado de transferencia e o bom funcionamento da impressora. No caso a Inkmixx tem um tinta excelente.

      Excluir
  15. Comprei uma plotter e estou em duvidas qual impressora comprar, existe maneira de imprimir o transfer normalmente sem inverter e passar direto pra camiseta?(me refiro a camisetas coloridas de algodão, poliester, mistas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no caso do transfer dark, OBM e color print PU, não é necessário inverter, mas não entendi o que é possar direta para a camiseta

      Excluir
    2. Assim, eu trabalho com o papel transfer e a imagem deve ser invertida para posteriormente prensar na camiseta, assim também me orientaram quanto ao OBM para as de cor, porém fiquei sabendo que existe a possibilidade de imprimir sem precisar inverter a imagem nas camisetas coloridas de varias malhas e simplesmente transferir a imagem através da prensa com tinta normal não sublimática.
      Então pensando neste mercado comprei uma plotter, mas não sei que tipo de impressora comprar se laser ou tinta pigmentada ou outra e nem que transfer usar .

      Excluir
    3. a postagem visa justamente responder estas questões, acima apresentamos todos os tipos de transfer disponíveis no mercado, você pode analisar e ver qual melhor vai atender sua demanda.

      Excluir
  16. Boa tarde, minha dúvida é sobre a utilização da máscara de transferência. Elas são utilizadas para transfer dark ou obm, mas em que situações eu devo utilizar a máscara de transferência, e existe máscaras específicar para esse tipo de papel??

    Pretendo estampar camisas de algodão colorida e fiquei com essa dúvida, poderiam me ajudar?

    Grande abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não se faz necessário o uso de mascara de transferência para Dark ou OBM, somente em color Print PU, neste mesmo blog você encontrará mais postagem demonstrando o passo a passo do Dark e do OBM

      Excluir