Pesquisar este blog

domingo, 23 de outubro de 2011

Tudo o que voçe queria saber sobre sublimação e não tinha para quem perguntar

O termo sublimação vem da química e refere-se ao processo de passagem do estado sólido para gasoso, e é efetivamente isso que acontece quando prensamos um transfer sublimatico a 200 C por 30 seg sobre um tecido sintético, os corantes sublimaticos que ora estavam depositados sobre o papel se vaporizam e tingem o tecido definitivamente, sem deixar nenhum toque.

A sublimação é utilizada para estampar tecidos sintéticos (100% poliéster) e os populares foto produtos (produtos preparados com verniz de poliéster). Inicialmente era utilizado basicamente em roupas esportivas, mas hoje ganha força em diversas áreas como foto produtos,  propaganda (banners), brindes, decoração, etc..

Sua popularidade cresceu a medida que a estamparia digital evoluiu no últimos anos. Inicialmente era obtida por impressão serigráfica ou off-set para uso em estamparia de roupas esportivas, mas hoje com plotters cada vez mais rápidos e baratos sua possiblidade  de aplicações atingem cada vez um publico maior. A primeira impressora jato de tinta com bulk ink com tinta sublimatica foi lançada no Brasil em novembro de 2002.

A sublimação tem características muito atraentes, como por exemplo: baixo custo, cores vibrantes, ausência ‘toque’ e possiblidades de gravação sobre algumas superfícies que somente este processo consegue atingir.

O processo de transferência por sublimação basicamente consiste em duas etapas: Impressão e Transferência.

A impressão pode ser obtida por inúmeros processos:

  • Serigrafia
  • Off-set
  • Impressão Jato de tinta
  • Impressora laser (toner sublimatico)
  • Processo rotativo por cilindros 

Para transferir: 
  • Prensa térmica plana
  • Prensa cilíndrica
  • Calandras
 Impressão

Serigráfica: Processo manual que utiliza telas gravadas onde cada cor é depositada separadamente. Utiliza-se papel monolúcido de alta gramatura para que possa absorver a alto volume água das tintas, de característica pastosa.  Muito utilizado para estampar camisas de futebol e roupas esportivas.

Off-set: Impresso em impressoras gráfica, porem com tintas sublimaticas especificas para este tipo de equipamento.  De custo relativamente baixo se justifica para grandes tiragens e folhas formato.

Digital - Jato de tinta: Impressoras Desktop e Plotters.  A impressão digital apresenta vantagens: como impressão sob demanda, resolução fotográfica e pouco espaço operacional. Vem sendo largamente difundido nos últimos anos sendo cada vez mais acessível ao grande publico: estamparias, fotógrafos, brindeiros, etc...

Impressora Laser : pouco utilizado e ainda desconhecido do publico Brasileiro a sublimação em impressoras laser pode ser utilizado em poucas modelos de impressoras que permitem a recarga de toner de corantes sublimaticos e basicamente são utilizados para transferir sobre  chapas de metal.

 Rotativa por cilindro: Processo semelhante ao processo de quadro. Porém, neste são utilizados cilindros metálicos perfurados com os desenhos da estampa. Para cada cor é feito um cilindro. A tinta é colocada dentro do cilindro e uma maquina gira os cilindros aplicando a tinta ao tecido como numa gráfica. Seu custo de preparo é pouco mais alto que o de quadro, porém o tempo de produção é muito mais rápido. Para se gravar um cilindro, o processo pode ser digital usando gravadoras a laser, cera ou manual utilizando fotolitos. A estamparia de cilindros geralmente é utilizada quando a quantidade de tecido a ser estampada é muito grande e com pouco prazo para sua execução.

 Prensagem
Prensa Térmica Plana: prensa térmica de acionamento manual ou pneumático, de duas placas planas, base inferior (fria), onde é depositado a material a ser estampado e superior (aquecida).  Utiliza-se na base normalmente borracha de silicone porosa ou feltro, com a finalidade de ajustar e distribuir com regularidade a pressão. Na placa superior é aplicado teflon para facilitar a limpeza em caso de aderência de resíduos derretidos.  

Prensa Térmica Cilindrica: utilizada para prensar produtos cilíndricos como canecas, squeezes, etc..

Calandra: é um sistema de prensagem continuo onde cilindros aquecidos transferem continuamente. O tecido e transfer impresso são introduzidos em bobinas. Sistema utilizado em indústria têxtil.



2 comentários:

  1. posso estampar TNT(tecido não tecido) na prensa térmica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o TNT ´normal´ vai derreter, mas nos temos em nossa loja virtual um TNT especial para sublimacao - veja em www.inkmixx.com.br

      Excluir