Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de março de 2011

Quais as diferenças entre as tecnologias adotadas nas cabeças de impressão Epson e HP? Porque não posso usar tintas sublimaticas nas impressoras HP? Porque as cabeças Epson são tão versáteis?

As impressoras jato de tintas são basicamente divididas em 2 tipos de tecnologia de cabeças de impressão: 

Bubble Jet e Piezo Elétricas


As HP, Canon, Lexmark usam cabeças Bubble Jet e as Epson cabeças Piezo Elétricas.


O sistema Bubble Jet aquece a tinta em frações de segundos fazendo com que parte dela evapore criando uma pressão que força a tinta a sair pelos micro orifícios da cabeça de impressão. As temperaturas aplicadas nas cabeças das HP chegam a 300C em 20 milisegundos e os corantes sublimaticos se cristalizam pela ação do calor danificando permanentemente as cabeças.

bubble jet

Já a Epson optou pela tecnologia Piezo Elétrica. Neste sistema uma micro palheta de cerâmica se deforma quando aplicado uma tensão elétrica e “empurra” a tinta mecanicamente. Este sistema é muito mais versátil, pois além de “bombear” a tinta com força suficiente para sugar-las dos reservatórios do bulk ink, controla o tamanho das gotas dando maior resolução as imagens e também não interfere nas condições quimicas das tintas.

Piezo Eletrico

A Epson permite utilizar diversas formulações de tintas, pode-se usar: corantes, pigmentadas e sublimaticas e muito mais...

Corante: são moléculas coloridas solúveis no meio base da tinta que formam uma solução verdadeira, completamente homogênea e estável. São bastante econômicas, mas desbotam com a ação da luz UV, oxida com o ar e também não são a prova d'água. Suas cores são intensas (tons quentes) e vibrantes. 

Pigmentada: são partículas coloridas insolúveis que são dispersas, usualmente por meio de aditivos e moagem, de forma a permanecerem em uma suspensão estabilizada e quase homogênea. São altamente duráveis e quando utilizadas em papéis de boa qualidade chegam a ser superior a 70 anos. Devido a seu alto grau de resistência a água, também é utilizada em papéis transfer para estampar camisetas 100% algodão.

Sublimaticas: são corantes dispersos em solução que tem a propriedade de passar do estado sólido para gasoso quando submetidos as altas temperaturas no momento da transferência. As estampas são transferidas de um papel previamente impresso. Os gases penetram mas vibras dos tecidos sintéticos (100 % poliéster) que são tingidos permanentemente. O transfer Sublimatico é aplicado em tecido 100% poliester geralmente utilizado em camisas esportivas, abadás, roupas íntimas, maiôs, biquínis, banners e moda em geral.
Também são usados vernizes a base de poliéster na aplicação em produtos para personalização como: canecas de cerâmica, azulejos, chapas de metal, etc... , hoje muito populares e conhecidos como fotoprodutos.

Ultrachrome: é uma especialidade entre as tintas pigmentadas, pois é formulada com resinas acrílicas que dão mais brilho e maior durabilidade as impressões. Esta formulação é dedicada aos plotters Epson, mas também pode ser utilizadas nas impressoras desktop.

Ecosolvente: nesta modalidade de tintas, os pigmentos estão dissolvidos em solventes e assim que atingem as midia impressa se evaporam rapidamente. Nesta caso especifico as impressoras ou Plotters devem ter um conjunto de dispositivos aptos não receber ataque quimico agressivo dos solventes.


Latex: nova especialidade de tintas com resinas látex, desenvolvida para concorrer com as impressoras ecosolventes, porém com a vantagem de ser 100% a base d'água. Para se obter êxito em midias como vinil adesivo se faz necessário um aquecedor que age secando a tinta imediatamente ao ser impressa. 

UV-INK: tintas com cura UV são dedicadas as impressoras flatbed (impressoras planas) especialmente para impressão de objetos (brindes). O nome tinta UV, se refere ao fato desta tinta somente secar (ou curar) quando submetida a uma determinada luz de alta intensidade e de comprimento no spretro ultravioleta. 

Textil: são tintas com altas cargas de pigmentos e resinas com a finalidade de fixar em fibras naturais (algodão, etc...). Utilizadas em impressoras de estampas de camisetas ou plotters, existe a necessidade de cura através do calor logo após a impressão. 


25 comentários:

  1. Olá gostaria de tirar uma dúvida, em relação a tinta ultrachrome, tem como utilizar a mesma em uma impressora, HP designjet T610???? Se não qual tinta com durabilidade para exposição externa posso usar neste ploter?

    ResponderExcluir
  2. olá - as impressoras hp nao suportam tintas formuladas para Epson devido ao sistema de cabeças termicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. posso utilizar tinta sublimatica na plotter hp designjet 100.

      Excluir
    2. isso não é possível , veja o segundo paragrafo: "As temperaturas aplicadas nas cabeças das HP chegam a 500C em 20 milisegundos e os corantes sublimaticos cristalizam pela ação do calor danificando permanentemente as cabeças."

      Excluir
  3. Brothers vc sao ninjas nesse ramo, por gentileza tenho uma duvida, trabalho com eletronica e desenvolvo variados circuitos, conhecidos como circuitos impressos aquelas trilhazinhas que teem nas placas de circuitos. Ja modifiquei um modelo de impressoa epson com a finalidade de imprimir diretamente sobre as placas de fenolite sao fenolites com uma ou as vezes as duas faces com uma camada de cobre, o resultado da impressao e show porem nao consigo encontrar a tinta ideal, pois depois de impressas a placa passara por processo de corrosao com percloreto de ferro, nessa hora a parte coberta pela tinta da impressora tera que resistir a corrosao. Enfim minha duvida eh vcs teem algum tipo de tinta que posso estar comprando e usando? Obrigado

    ResponderExcluir
  4. ola... ja participamos de um desenvolvimento nesta área, mas não fomos a fundo. Tivemos problemas de secagem de tinta , etc... A tinta com melhor resultado é a nossa ultrachrome, pois ela forma um pelicula plastica, mas mesmo assim pouco resistente sobre o cobre. Temos outra solução a venda em nosso site chamado: transfer para placas de circuito impresso, neste voce imprimi com impressora laser e transfere com prensa termica o toner, dai sim vai ter resistencia a corrosão pelo percloreto.

    ResponderExcluir
  5. Olá amigos do Ink Mix, Eu comprei recentemente uma Epson T1110 A3, para impressão de cartazes com tinta pigmentada, dai gostaria de saber se posso começar a usar a Tinta Ultracrhome, como descreve acima, essa tinta é compatível com com as cabeças de impressãa da Epson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola... sim, pode usar sem problemas. obrigado pela consulta e conte conosco

      Excluir
  6. Amigo gostaria que você me tira-se uma duvida se possível , tenho duas Multifuncionais uma HP outra EPSON ambas com bulk ink e quando fui comprar tinta o vendedor me falou que posso usar as tintas da Epson na Hp , mas não ao contrario , pois as tintas da HP são mais finas ( Baixa viscosidade) e da Epson um pouco mais grossas ( Media viscosidade ). Isso Procede .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Raphael... totalmente improcedente... as tintas HP tem maior tensão superficial e as Epson menos viscosidade (pois tem um teor de solvente maior), além de muitos outros itens que as diferenciam como, coloração, etc... desculpe mas muito atenção, pois o balconista nao tem conhecimento técnico nem químico e diz sem nenhum embasamento. Use somente tintas especificas de fornecedores confiáveis.

      Excluir
  7. ola , tenho uma hp pro 8000 e uma HP 8000 enterprise , ambas corante , e como tinta estava em falta na minha cidade , comprei pela internet , mas me chegou tinta para epson (corante) se eu usar nas minhas HP's terei problemas ? pelo que li no topico , as pigmentadas e sublimaticas , não se usa ,devido ao tipo de funcionamento diferente das cabeças , mas não ficou muito claro pra mim ,se com a corante tem o mesmo problema , obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola... com certeza não recomendo, pois conheço a fundo a formulação das tintas e sei que as propriedades das Tintas HP são diferentes das Epson, portanto nunca use tinta Epson em HP e nem HP em Epson, e quando você ver alguém vendendo tinta `universal`, já desconfie.... inicialmente pode até funcionar, mas isso vai acontece de modo pouco duradouro e instável, além de danificar a cabeça em pouco tempo...

      Excluir
  8. Boa tarde! Tenho um multifuncional canon mg6110 com impressao de dvds. Gostaria de saber se posso usar tinta original epson para impressora tanque de tinta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a tecnologia da canon é a mesma das hp, não use tinta Epson em Canon ou HP

      Excluir
  9. Olá amigo tenho um plotter hp 500ps e gostaria de fazer um teste, trabalhei com estampas em camisetas a muito tempo em 96 e quando trabalhei não tinha essa tecnologia, usávamos uma impressora chamada Citzem que era a cera, imprimíamos no transfer e logo depois colocávamos na prensa térmica. Minha duvida é: se eu imprimir com esse plotter que usa tinta corante em um transfer vou poder fazer sublimação? ou somente e possivel com tintas especiais como já foi dito no tópico acima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola.. tintas corantes nao tem a propriedade de sublimar.. e ao lavar desbotam facilmente

      Excluir
  10. Olá. Para usar a tinta ultrachrome é nescessário instalar algum kit específico na Epson T1110 a3?
    Esta tinta imprime bem no papel couchê? Chega a desbotar? E muito importante qual o custo da impressão desta tinta na Folha A3 100%.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o bulk é o mesmo, só muda a tinta e não da para usar papel couche - não desbota e o custo depende da cobertura

      Excluir
  11. Tenho Epson T50 com cartucho recarregável. Atualmente uso tinta corante, posso usar a tinta ultrachrome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nunca misture tinta corrente com pigmentada, eles reagem e danificam a cabeça permanentemente

      Excluir
  12. Olá
    Boa noite.
    Tenho uma T1110 sublimática, gostaria de saber se só é permitido usar tinta sublimática ou posso substituir a tinta sem danificar a impressora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São vários tipos de tintas que podem ser utilizadas na T1110, porém para fazer a troca é preciso fazer uma limpeza no sistema, não sendo permitida a mistura de tintas e para isso recomendamos um apoio técnico.

      Excluir
  13. Olá!
    Seria possível o uso da tinta ultrachrome para impressão em vinil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não seria possível .. para vinil veja no site da Inkmixx a impressora Latex

      Excluir
  14. Qual a impressora em termos de impressao de foto caswira mesmo... tenho muitas fotos e quero imprimir em casa mesmo e to pensando em comprar Hp Gt5822 por estar mais em conta e possuir wifi. Vc me recomendaria essa ai? Grato.

    ResponderExcluir